COZINHAS ESTREITAS

with Nenhum comentário

Sabe quando você tem uma cozinha difícil e sem muito espaço de circulação e quer maximizar ela? Pois bem esse é o desafio de arranjar e acomodar todos os equipamentos nas cozinhas estreitas…Por serem compridas e compactas, é necessário pensar bem na disposição dos eletrodomésticos e na circulação antes de escolher os acabamentos.

Projeto super bem pensando mostrando como um espaço estreito pode melhorar e muito! Projeto de Gisele Macedo e Patrícia Covolo e Foto de João Ribeiro.

Se essa é a disposição da sua cozinha, não se sinta sozinho(a)… A disposição de cozinhas em formato de “corredor” está entre as mais comuns dos apartamentos de pequenas e médias metragens no Brasil e aqui vão algumas dicas para maximizar seu uso sem medo:

  1. Integração da cozinha com a sala – se for possível, abrir uma parede para a criação de uma ilha ou integrar cozinha coma sala e manter o mesmo piso, essa é uma ótima opção para quem gosta da sensação de amplitude que a cozinha americana trás.

Cozinha Integrada com sala em apartamento de metragem reduzida… ampliou muito o espaço, abrindo espaço para a mesa de jantar. Projeto de Fernanda Marques.

Espaço integrado, economizando espaço para duplo uso com bancada da ilha servindo de aparador para a mesa de jantar. Projeto deBarbara Dundes.

2. Linha de trabalho em sequência ou triângulo – Separar eletrodomésticos de resfriamentos dos quentes é uma necessidade para evitar a perda de calor dos mesmos. Por isso, na hora de posicionar os equipamentos, é indicado pensar que a área de apoio central será mais usada e neutra, fazendo da bancada da pia a escolha ideal. Com a peça central já pensada, cabe posicionar o fogão/cooktop/forno e a geladeira em polos a parte.

O alinhamento dos equipamentos em linha reta, gera uma sequência lógica de funções: resfriar, lavar e cozinhar, sendo chamada de disposição linear;já quando a peça central se encontra numa ilha ou outra parede, aexecução das funções vai ser estruturado em 3 pontas e por isso é chamada de disposição triangular.

Edição de imagens diversas via Studio Side

#ficaadica: Se você possui na sua cozinha a opção linear ou triangular, mas seus equipamentos estão pensados de forma diferente…. você vai ter que se movimentar mais para as funções básicas. Vale dar uma repaginada para maximizá-la!!!

#ficaadica: Deixar a geladeira na entrada, facilita para quem vai pegar somente água, caso os copos fiquem perto! Outra boa pedida é sempre deixar espaço livre de bancada para manipulação dos alimentos e utensílios como travessas e tábuas. =)

3. Manter uma circulação adequada –A circulação das cozinhas é maior do que em outros ambientes, por conta da abertura das portas dos eletrodomésticos, deixe pelo menos 90cmde circulação. Para facilitar na hora do projeto: sempre mantenha os equipamentos de maior profundidade como geladeira, fornoetc numa mesma parede… podendo ajustar a profundidade dos armários do outro lado.

#ficaadica: entre ter mais armários ou uma circulação adequada, jogue no seguro: diminua os armários e prefira a circulação!!!Pois isso dará amplitude e aumento do espaço e sempre há soluções criativas de armazenamento para a menor das cozinhas.

Projeto da maravilhosa Fernanda Marques, que mesmo com espaços reduzidos
sempre tem uma ótima circulação e espaços de armazenamento.

4. Dar atenção a iluminação–Se possível, sempre dê preferência à luz natural das janelas e trabalhe com lâmpadas brancas, que não esquentem para iluminação geral, caso goste das amarelas… uma boa pedida é usar iluminação indireta com fita de LED nos armários superiores para iluminar a bancada.

Nesta cozinha, Duda Senna trabalhou com a divisória para a lavanderia de vidro transparente, para maximizar a iluminação natural da janela existente e ainda pontuou mini dicróicas abaixo do armário superior, para apoio à bancada.

Na primeira imagem, uma fita de LED foi instalada no fundo do armário superior, dando uma iluminação mais contínua do que com os spots. Já a segunda imagem, demonstra a instalação de luminária embutida de formato retangular – que funciona super bem para a cozinha, o mesmo efeito pode ser conseguido de forma mais refinada com o rasgo de gesso central iluminado que amamos. Ambas fotos são do Pinterest s/ inf.

#ficaadica: Quanto maior o número de temperatura da lâmpada, mais branca azulada ela é. No caso da iluminação geral da cozinha compre lâmpadas de 5.000K à 7.000K, no caso das indiretas de 3.000K à 4.000K.

5. Ventilação traz bem-estar–Ambientes arejados, além de auxiliar o ambiente a não ficar quente, ajudam a dispersar odores causados pelo cozimento de alimentos em conjunto com uma boa exaustão, não permite que os cheiros cheguem até a sala… em ambientes pequenos o uso da coifa ou exaustor é sempre bem-vindo.

6. Soluções inteligentes para armários e nichos – Enquanto o armário da bancada principal deve ter em torno de 60cm, os superiores devem ter de 35 à 40cm de profundidade. Nichos abertos e prateleiras sempre podem ser trabalhados com materiais que complementem os outros acabamentos para dar um ar diferente, além de ser um espaço de destaque de decoração!!

Se houver espaço na outra parede para mais uma leva de armários, dê preferência para armários baixos no caso de ter profundidade o suficiente para uma nova bancada (casos de ilha por exemplo e bancada para café da manhã…), se o espaço for estreito trabalhe com armário alto e estreito de até 35cm para apoio de louças. Caso o espaço seja mínimo mesmo, beirando a circulação de 90cm necessária…. invista em prateleiras para revisteiros e temperos, é uma solução prática para ganhar mais espaço!!

Nesta cozinha, não havia espaço para armários ou bancadas na outra parede, uma ótima solução da Fernanda Marques, foi a utilização da parede como painel com prateleiras de apoio.

 


Nichos sempre podem ser destacados em qualquer cozinha, e nas estreitas, dão um charme a mais além de garantir um foco visual. No primeiro projeto de Fernanda Marques, a mistura do P&B traz sofisticação e ar Vintage, já no segundo projeto da revista Casa e Jardim, o uso de nichos vazados com tijolinho aparente no fundo dá todo o charme para o espaço.

#ficaadica: Cada espacinho sobressalente pode ser aproveitado: desde adegas, prateleiras para temperos, nichos…. tudo vale para aproveitar bem o espaço de uma cozinha pequena, desde que bem pensados e bem acabados!

#ficaadica: A organização nas cozinhas pequenas é PRIMORDIAL para deixar o espaço aconchegante, futuramente faremos uma postagem só sobre organização para cozinhas!

7. Cores e Acabamentos que ampliem – Em espaços pequenos, dar a sensação de ampliação é sempre uma boa pedida! Para tanto o uso coerente e dinâmico de cores e acabamentos pode ajudar e MUITO nesse quesito.

Cores claras aumentam os espaços, espelhos geram a ilusão de metragem maior e disfarçam limitações físicas como uma divisão natural entre a cozinha e outro ambiente, saber usar texturas e padrões dão dinamismo e deixam o ambiente convidativo.


Esta cozinha do Blog Projekt Home usa a limitação da parede existente, para se apropriar do uso do espelho da maneira CERTA! Posicionar espelhos nas pontas das bancadas dá a sensação do DOBRO de metragem…. ♥♥♥

Neste projeto maravilhoso de Duda Senna, além de manter a lavanderia aberta tanto para ventilação, quanto para iluminação, a arquiteta ainda trabalha com cobogós brancos, revestimento super atual geométrico, cores claras compondo com a madeira, esse dinamismo aconchegante.

Se de um lado o acabamento azul com tamponamento em madeira brinca com a dureza do concreto…. do outro uma linda parede pintada para lousa, permite infinitas brincadeiras e temas nessa cozinha de Marcela Madureira.

Outra ótima solução, caso não goste de cores mais escuras, é trazer essas cores para paredes adjacentes, como no caso desta cozinha de Marcela Madureira.

#ficaadica: Sempre verifique as medidas dos eletrodomésticos que você quer na sua cozinha antes de pensar nos armários.

#ficaadica: A composição com banquetas ou cadeiras nas bancadas deve levar em conta a circulação, então o ideal é a escolha de modelos pequenos de encosto fino ou sem encosto.

 

Deixe uma resposta