6 DICAS PARA FAZER UMA REFORMA SEM DOR DE CABEÇA

with Nenhum comentário

Quem não deseja ter a casa dos sonhos? Aquela que toda vez que chegamos, nos sentimos acolhidos e super confortáveis? Os ambientes em que vivemos interferem diretamente na nossa qualidade de vida, e a nossa casa deve ser sinônimo de bem estar. Muitas vezes só organização, limpeza e cuidados diários não são o suficiente para conseguirmos esse sentimento. É aí que a reforma entra para a fazer a mudança tão necessária na nossa vida. Mas será que você está pronto para essa mudança?!?!

Fonte: Pinterest

 

Do mesmo jeito que ela pode nos ajudar, uma reforma mal planejada pode dar muita dor de cabeça. Pensando nisso, separamos algumas dicas que vão facilitar a vida e quem está pensando em começar uma obra em sua casa.

Fonte: Casa 100 Arquitetura

 

 

 6 DICAS PARA FAZER UMA REFORMA SEM DOR DE CABEÇA

 

01 . BUSQUE REFERÊNCIAS

É assim que o sonho começa a tomar forma. A internet ajuda muito nesse momento, quem nunca ficou horas e horas buscando inspirações no Pinterest ou no Instagram? Essas plataformas têm muitas fotos que podem deixar mais claro o que gostamos. Faça pastas e vá salvando tudo o que lhe agrada, assim você já vai começar a mentalizar como ficará seu ambiente depois de pronto.

Essas imagens ajudam muito os arquitetos, auxiliando no entendimento do gosto e estilo de seus clientes, sendo mais assertivos em seus projetos.

Fonte: SP Estudio
Fonte: Ina Arquitetura

 

02 . DEFINA CLARAMENTE O QUE SERÁ FEITO, ANTES MESMO DE COMEÇAR

Nem sempre será possível fazer tudo o que queremos de uma só vez, por isso é muito importante entender quais são as principais necessidades de mudança. Pode ser que sua necessidade seja focada em um ambiente ou uma reforma hidráulica ou elétrica que estão com problemas mais graves. Ir aumentando a reforma pode sair muito mais caro do que pensamos inicialmente.

Quando contratamos uma mão de obra, o ideal é logo de inicio passar tudo o que será feito, assim evitamos cobranças de itens extras. Lembre-se um pacote completo sempre sai mais barato do que ir solicitando uma coisa aqui, e outro ali…

 

03 . CUIDADO COM O “FAÇA VOCÊ MESMO”

Hoje em dia existem muitos tutoriais na internet, assistindo pode até parecer fácil, mas na prática nem sempre é assim. Se caso você não tem experiência com as ferramentas, nós não indicamos que faça uma reforma sozinho. Muitas vezes acabamos gastando mais dessa maneira, do que se tivéssemos contratado um profissional capacitado. Mas se você gosta de colocar a mão na massa, foque em coisas mais simples como itens de decoração.

 

 

04 . ESTUDE A POSSIBILIDADE DE FICAR FORA DO IMOVEL DURATE A REFORMA

O tamanho da reforma vai te dizer se é necessário passar alguns dias (podendo ser até meses) fora da sua casa. As possibilidades são infinitas: hotéis, airbnb, casa de parentes. Não se esqueça de pensar nesses custos, eles devem ser calculados antes de começar a quebradeira, evitando qualquer surpresa indesejada. Mas se caso a reforma for menor, e você queira optar por ficar no imóvel, prepare-se para a poeira e bagunça. Leve tudo numa boa, e pense que o resultado final vai fazer tudo valer a pena!

 

05 . ESTUDE O QUANTO VOCÊ PODE INVESTIR NESSA REFORMA, EM DINHEIRO E EM TEMPO

Para evitar qualquer dor de cabeça, estudar o quanto você tem disponível de dinheiro e tempo para investir na reforma é imprescindível. Avalie as suas reais condições e se possível defina um teto para os gastos com a obra. Uma planilha com os valores é extremamente necessária para não perder o controle. Se caso quiser prever o quanto será gasto, faça cotações prévias de itens essenciais e continue alimentando seu controle conforme for contratando os serviços.

Pensar sobre como serão feitos os pagamentos para cada item também pode facilitar seu planejamento. Tem pessoas que preferem pagar tudo à vista e negociar descontos, assim como tem quem prefere parcelar tudo para caber no bolso. Hoje me dia muitos lugares e prestadores de serviços tem a possibilidade de receber o pagamento em cartão de crédito, dividindo em algumas vezes. Estude em qual você se encaixa e prepare-se para a negociar muito.

 

Fonte: Pixabay

 

 

Além do dinheiro, a reforma vai exigir tempo, você vai precisar gastar horas em planejamentos, compras, reuniões com os prestadores de serviço e buscando com referências na internet. Um cronograma de obra é perfeito para te ajudar, além de mostrar quando acontecerá cada item da obra, ele também fala quando cada item deverá ser comprado para não atrasar o andamento da obra e o tempo ideal para o desenvolvimento do projeto.

 

06 . CONTRATAR UM PROFISSIONAL

A nossa rotina do dia a dia muitas vezes não permite que tenhamos tempo hábil para planejar e acompanhar uma obra. Não adianta se enganar: obra dá trabalho! Não hesite em conversar com um arquiteto para te ajudar. Eles estão acostumados com as dores de cabeça que as obras geram, contratar esse profissional não significa que não existirão problemas, mas garante que você terá um auxilio de um técnico para solucionar todos que aparecerem.

Apesar de no início essa contratação parecer um custo a mais… ter um arquiteto costuma evitar gastos desnecessários e pode compensar muito esse investimento.

Fonte: Pixabay

 

A grande maioria dos condomínios estão exigindo um documento para a liberação do inicio da obra, que são as RRT (Registro de Responsabilidade Técnica) ou ART (Anotação de Responsabilidade Técnica) além de um projeto executivo, informando sobre todas as alterações que serão feitas dentro do apartamento. Vale ressaltar que, reformas pequenas como pinturas não precisam dessa documentação.

Além de todo o auxilio técnico, o arquiteto vai ser o responsável a te ajudar a tirar aquela sua ideia do papel e torna-la real. Sempre que possível contrate serviços com imagens 3D, elas antecipam as maiores alterações visuais da sua obra, antes mesmo de começa-la!!

Fonte: Studio Side Arquitetura

 

 

Ficou com mais dúvidas sobre reformas ou projetos?

Está pronto para dar essa mudança e ter espaços que lhe tragam conforto e bem-estar?

Então… entre em contato conosco, ou deixe um comentário e lembre-se: um ambiente agradável, além de trazer boas energias para as pessoas que o utilizam, ajudam de inúmeras maneiras, seja em função ou estética em mudanças positivas para inúmeras conquistas de âmbito pessoal! Não deixe para depois as atitudes que estão no seu poder para conseguir as mudanças que precisa =)

 

Deixe uma resposta